sábado, 14 de julho de 2012

ENTIDADE DENUNCIA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE VETORES DE CARUARU, DE MATAR ANIMAIS ILEGALMENTE


A UDERVA (União em Defesa e Respeito a Vida Animal), denunciou nesta sexta-feira (13), o Departamento de Controle de Vetores e Vigilância Animal da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru. Segundo a denuncia o Departamento está infringindo a lei promovendo matança irregular de cães e gatos e as carcaças estão sendo enterradas em valas improvisadas ou levadas para o aterro sanitário.

Diante das denuncias, policiais civis da 3ª DP, foram até o Centro de Zoonoses do município e encontraram uma viatura que faz a captura dos animais com 18 bichos mortos, sendo 17 cães e um gato.

O Departamento de Controle de Vetores se defende informando que tem autorização para exterminar cães e gatos com leshimaniose e raiva e que isso só é feito com o parecer de um veterinário.

O delegado titular da 3ª DP Dr. Márcio Cruz, solicitou junto ao I.C uma perícia nos animais mortos e além dos peritos participaram da perícia dois veterinários para tentar descobrir a causa morte dos bichos.





O delegado informou que cães e gatos exterminados por motivo de raiva ou leshimaniose, não podem ser enterrados, por que podem contaminar a terra e até mesmo lençóis freáticos e dessa forma, coloca a saúde pública em risco. Mesmo havendo indícios de irregularidades, Dr. Márcio ouviu todos os envolvidos e enviou o procedimento para a Delegacia de Meio Ambiente, para dar continuidade as investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário