quinta-feira, 22 de março de 2012

No Recife, operação policial busca suspeitos de tráfico e homicídios


Cavalaria, PM e Polícia Civil participaram da ação, no Engenho do Meio.
Comunidade de Roda de Fogo foi o alvo do trabalho dos policiais.


Policiais da Cavalaria fizeram parte da operação. (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
Policiais da Cavalaria fizeram parte da operação.Uma operação da Cavalaria de Pernambuco reuniu, na noite desta quinta-feira (22), 71 policiais na comunidade de Roda de Fogo, no bairro do Engenho do Meio, no Recife. "Nosso objetivo nessa missão é combater o tráfico de drogas, os crimes violentos letais intencionais, os crimes contra o patrimônio e também manter o clima de paz na comunidade. Vamos nos pontos sensíveis identificados pelo 12º Batalhão e pela inteligência como bocas de fumo", explica o tenente coronel Fernando Álvares, da Cavalaria, citando os locais de venda de drogas, um dos alvos da ação. 
Ao todo, 50 dos agentes envolvidos na operação são da Cavalaria, 15 são do 12º Batalhão da Polícia Militar e os outros seis fazem parte da equipe da delegacia do bairro de Jardim São Paulo. "A Cavalaria entra em locais que seriam de difícil acesso de carro, a pé ou mesmo de foto. Além disso, ela tem um potencial ostensivo importante", afirma Álvares. Ao todo, 15 pessoas foram detidas para averiguação, sendo que seis delas foram encaminhadas para a delegacia.
Uma pessoas foi presa em flagrante por assalto durante a operação. "Eu estava saindo de casa e passando por debaixo do viaduto em frente à Casa do Estudante, quando três elementos me abordaram. Eles pediram meu celular e começaram a me bater. Um policial que ia passando viu e conseguiu prender", conta o estudante de direito assaltado, que prefere não ser identificado. Ele é morador da comunidade de Roda de Fogo e afirma ter medo. "É muito violento aqui, todo mundo tranca a casa toda depois das 18h", diz o estudante.

Outro dos encaminhados para a delegacia é um menor de 16 anos, foragido de uma unidade da Fundação de Atendimento Sócioeducativo (Funase), cumprindo pena por tráfico de drogas. Um homem de 18 anos também foi encaminhado, suspeito de tráfico de drogas. "Ele estava com dois cigarros de maconha, mas o outro elemento que estava no local afirmou que comprava a droga a esse suspeito. Cabe ao delegado saber se vai ser tráfico de drogas ou não", explica o comandante Roberto Gallindo, do 12º BPM.
Antenas sem nota fiscal foram apreendidas. (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
Antenas sem nota fiscal foram apreendidas.Foram apreendidos também na ação desta quinta-feira antenas de televisão sem nota fiscal. "O carro também estava irregular, com documentação de 2010. Tudo vai ser encaminhado para a delegacia para averiguação", explica Gallindo. Um usuário também foi levado para verificar se havia ficha criminal. Ao longo da noite, pessoas em motos, bicicletas ou pontos suspeitos foram sendo abordadas pela polícia. Os que não tinham documentação foram encaminhados para averiguação.

A ação da polícia foi bem vista pela população, que pede para a presença da cavalaria ser mais constante. "Eu tenho minha barraca há 28 anos aqui, mas nunca tinha visto algo assim. É bom que a gente se sente mais seguro", acredita o comerciante Manoel Chagas Neto. "Era bom que ele viessem mais vezes, o bairro é muito violento", pondera o autônomo Flávio Vasconcelos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário