sábado, 4 de agosto de 2012


FORAM PRESOS PELA POLÍCIA CIVIL EM 

ALAGOAS, MAIS ACUSADOS NA PARTICIPAÇÃO,

 DA TENTATIVA DE ASSALTO EM JUPI, QUE 

VITIMOU POLICIAL MILITAR

Em mais uma ação desencadeada após o trabalho de inteligência da Polícia Civil de Alagoas, agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) prenderam, na manhã desta sexta-feira (3), cinco homens que são acusados de integrar uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos e sequestro de gerentes.

Segundo as investigações da DEIC, Cícero Pedro da Silva, 36 anos, Jaílson Ferreira de Araújo (26) – que é foragido da Justiça do Paraná –, Sílvio Farias de Lima (35),Willames José Souza Santos (24), Carlos Henrique de Lima Silva (22), o “Batata” – que é acusado de matar um policial militar na cidade de Monteirópolis em 2010 –; fazem parte do grupo de assaltantes que realizaram diversas ações criminosas em Alagoas e Pernambuco.
Delegada Maria Angélica.

Entre eles, o assalto malsucedido a um caixa eletrônico, que aconteceu na cidade pernambucana de Jupi, que resultou na morte de um policial militar, de mais dois assaltantes e na prisão de outros dois integrantes do grupo. Além disso, a quadrilha é apontada em arrombamentos de caixas eletrônicos com explosivos e maçarico, e nos casos dos sequestros de gerentes de banco – onde as vitimas tinham explosivos amarrados pelo corpo. Alguns dos presos também foram identificados em imagens durante o assalto à casa do prefeito de Pão de Açúcar.


“Esta quadrilha vem sendo desarticulada aos poucos. No mês passado prendemos oito integrantes. Eles se reorganizaram e tiveram nova baixa no assalto realizado em Pernambuco. Agora, mais cinco estão sendo presos”, expôs a delegada do DEIC, Maria Angelita, ao evidenciar que diante da dimensão do bando as investigações continuam com o auxilio da Polícia Civil de Pernambuco.

Prisão

Na casa que servia como “Quartel General” dos criminosos, que fica Arapiraca, cidade polo e local estratégico para o bando, que concentrava as ações criminosas no Sertão e Agreste alagoano, e cidades do Agreste pernambucano, foram localizados veículos, armas, munições de uso restrito, dinheiro, joias, casacos e instrumentos diversos usados para os assaltos.

“A casa onde eles foram presos era um QG do crime onde eles se reuniam para articular as ações criminosas. Lá estava apenas roupas e instrumentos usados no crime, e o armamento, que estava escondido dentro do forro de gesso da residência”, relatou a delegada Maria Angelita ao acrescentar que a participação da população com denúncias anônimas foram de extrema importância para o serviço de inteligência chegar até a quadrilha.

CRACK A PEDRA DA MORTE CONTINUA 

DESTRUINDO FAMÍLIAS


O caminho obscuro percorrido por alguns jovens e adolescentes do interior de Pernambuco tem deixado as famílias e as autoridades ligadas à área de segurança do Estado em alerta. O crack hoje está presente em mais de 90% dos municípios brasileiros e já é a droga preferida dos traficantes pelo alto poder de dependência que causa nas vítimas.


O Disque Denúncia Agreste, que foi criado em 2002, em Caruaru, no Agreste do Estado, contabilizou nestes dez anos de trabalho um aumento de 225% no número de denúncias relacionadas ao crack. São pessoas que identificam pontos de distribuição e consumo da droga e imediatamente acionam o órgão para que, em parceria com as Polícias Militar e Civil, sejam iniciadas as investigações. O sucesso desta parceria pode ser comprovado nos dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), que apontam um aumento de mais de 100% nas apreensões de crack de 2011 em comparação com o mesmo período de 2012.


Esses são exemplos de políticas de segurança importantes no combate a esta epidemia que se tornou o crack, mas é preciso também que sejam acompanhadas de políticas sociais. Os Centros de Reabilitação para Jovens, como o Caud, que é mantido pelo governo do Estado e já existe em Caruaru, ainda disponibiliza um quantitativo de vagas insuficiente para atender toda a região.


Se observarmos criticamente, será possível perceber que estão procurando soluções para o problema quando ele já existe e não na forma preventiva. O fechamento de alguns postos da Polícia Rodoviária Federal, que estavam espalhados em pontos estratégicos, como rodovias que dão acesso às cidades do Sertão, tem facilitado a entrada da droga nas cidades.

 O trabalho de esclarecimento e apoio que deveria ser dado pelos professores em salas de aula não pode ocorrer por falta de preparação dos docentes que não sabem lidar com este tipo de situação. Esta incumbência terminou parando em projetos desempenhados pela Polícia Militar, que não pode atingir um grande número de escolas e municípios por causa de efetivo e estrutura.


Vamos transformar este bom momento que vive Pernambuco com a chegada de investimentos público-privados e cobrar melhorias nas áreas sociais. Esta pedra não pode enterrar o futuro dos nossos jovens.

APROVADOS DA POLÍCIA CIVIL SERÃO 

CHAMADOS NESTE MÊS.


Depois de convocar os 1.612 aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2009, o governo do estado garantiu que dentro de 15 dias já terá as novidades do chamamento dos 640 aprovados no concurso da Polícia Civil (PC) do ano de 2006. Segundo a assessoria de comunicação da PC, o prazo previsto para o início da academia dos novos agentes e escrivães será o mês de setembro como já havia antecipado o blog com exclusividade com declarações do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

 Atualmente, a PC tem em todo estado mais de 6 mil servidores, número muito pequeno considerando as baixas que acontecem diariamente em todas as unidades, fora as férias e as licenças. O novo efetivo, que por sinal está doido para começar a trabalhar, chega em muito boa hora para reforçar a segurança de Pernambuco. No entanto, quem está na PC agora tem feito diversas reclamações quanto às condições de trabalhos e baixos salários pagos à categoria. Eles aderiram à greve desde o dia 23 de julho.

BANDO CLONAVA CARTÕES EM PE E COMPRAVA 

EM ALAGOAS; OUTRO GRUPO TINHA DETENTO 

NA CHEFIA


Duas quadrilhas atuavam no esquema de clonagem de cartões de crédito em Alagoas. Segundo as investigações, um dos chefes da fraude comandava tudo de dentro de um dos presídios de Maceió e outro integrante, que foi preso durante a operação, clonava os cartões em Pernambuco e comprava os produtos em Maceió.

Sem revelar nomes para não prejudicar as investigações, que estão na reta final, o promotor Luiz Tenório explicou que o bando vendia as trilhas, informações com todos os dados do cartão de crédito. Com elas, eram feitos novos cartões com os dados dos clientes, mas com o nome dos fraudadores.


Segundo o promotor, os detalhes do esquema foram fornecidos pelos próprios presos. A maioria deles decidiu colaborar com o Ministério Público e com a polícia para ganhar o benefício da delação premiada. "Não havia como esconder, já que tínhamos filmagens, fotos e horas de conversas de interceptação telefônica, por isso, só restava ajudar", disse.

Os integrantes da quadrilha vinham sendo monitorados há oito meses e uma parte estava se preparando para aplicar o golpe em Salvador. A operação foi antecipada, segundo o MP, para evitar que eles fossem presos na Bahia por um crime menor, como uma simples falsificação.



Em uma sala do Gecoc, Tenório mostrou ao Tudo Na Hora várias fotos de festas oferecidas pelos acusados, de integrantes com maços de dinheiro e até do bando clonando os cartões. "Todo esse material será encaminhado na denúncia que estamos elaborando", frisou Luiz Tenório.

A quadrilha agia da seguinte forma: usavam lojas como pontos de coleta de dados de cartões de crédito de clientes, depois faziam a clonagem e partiam para grandes compras parceladas em redes de lojas em Maceió. Os produtos adquiridos eram revendidos para outros estabelecimentos a preço de custo.


O bando costumava gastar cerca de R$ 500 mil por mês. “As empresas de cartões de crédito preferiam arcar com o prejuízo do que tomar outras medidas e correr o risco de perder clientes”, afirma o promotor.

MENOR GRÁVIDA É APREENDIDA COM CRACK

 EM CARUARU


Uma adolescente de 15 anos, grávida, foi apreendida nesta sexta-feira (3), na 1ª travessa da Sé, no bairro Centenário, em Caruaru, por policiais militares do 4º BPM de serviço no Quadrante de Segurança 73 (Caça Homicida 3 e Rocam 7), após verificarem denúncia de tráfico de droga no local.


Com a menor foram encontradas duas pedras de crack e a quantia de R$ 70 em espécie, além de um celular sem procedência. A droga estava escondida em suas partes íntimas. Mas até os policiais localizarem a droga, foram alvo de agressões e palavras de calão, pois a menor aproveitou-se do estado gestacional para tentar intimidar a ação policial.


Já apreendida outras vezes também por tráfico de entorpecente, a adolescente foi encaminhada para a Delegacia Regional de Caruaru.

CAÇA HOMICIDA PRENDE FORAGIDO DE CANHOTINHO EM CARUARU


Na noite desta sexta-feira (3), em abordagens da equipe Caça Homicida 3, do 4º BPM, na 2ª travessa Martins Francisco, no bairro Salgado, em Caruaru, os policiais se depararam com Fernando dos Santos Silva, 20 anos, que foi revistado e após consulta constatou-se que ele seria foragido do Centro de Ressocialização do Agreste – CRA, de Canhotinho.

O foragido capturado, que cumpria pena por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, foi apresentado no plantão da Delegacia Regional de Caruaru, de onde seguiu para o presídio local.

Manuela, D. Barbosa e Orlando Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário