sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Pesquisa Exatta/Folha mostra Edson com 52%. Zé Augusto tem 41%


 

Se a eleição municipal fosse hoje, o candidato Edson Vieira (PSDB) venceria a disputa. É que aponta a pesquisa feita pelo Instituto Exatta, encomendada pela Folha de Pernambuco.

A pesquisa foi publicada na edição do jornal impresso desta sexta-feira (28).
Edson Vieira obteve 52% das intenções de voto, José Augusto Maia (PTB) tem 41%.

Confira na íntegra a matéria da Folha de Pernambuco:

Edson Vieira leva vantagem sobre José Augusto Maia

Exatta mostra que tucano é favorito em Stª Cruz do Capibaribe

Foto: Ney Lima - Arquivo do Blog

O candidato do PSDB a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, deputado estadual Edson Vieira, está liderando a corrida sucessória, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, com 52% das intenções de voto. Em segundo lugar está o postulante do PTB, o federal José Augusto Maia, que recebeu um índice de 41%, portanto, 11 pontos percentuais a menos do que o tucano. O petebista é o candidato apoiado pelo atual prefeito do município, Antônio Siqueira (PTB), mais conhecido como Toinho do Pará, que está no primeiro mandato e poderia tentar a reeleição, mas preferiu não disputar.

Os cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe ainda têm outra opção de voto, o prefeiturável do PV, Cleiton Barboza, que tem a preferência de 1% dos eleitores. O levantamento também mostrou que 1% dos entrevistados declarou que votará em branco ou nulo, e 5% não souberam responder a pergunta ou não opinaram. Na consulta do Exatta, feita entre os dias 22 e 24 deste mês, foram ouvidas 300 pessoas no município, o que confere a ela uma margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos e um grau de confiança de 95%.

A pesquisa também apurou que 90% dos eleitores da cidade do Agreste se dizem definidas quanto à escolha do candidato e apenas 10% revelaram que ainda podem mudar de opinião e reavaliar o voto. Deste pequeno grupo onde existe a possibilidade de mudanças, 16% são eleitores do postulante Zé Augusto; 13% declararam que preferem o prefeiturável tucano, Edson Vieira; e 3% são de entrevistados que votam em Cleiton Barboza. Ainda de acordo com a consulta, 6% dos que declararam que po dem mudar o voto são do grupo que votaria em branco ou nulo e 61%  não opinaram ou não responderam.

Os entrevistados também foram questionados sobre quem eles acreditam que ganhará o pleito municipal, independente de suas preferências. De acordo com o Exatta, 44% avaliaram que o futuro prefeito de Santa Cruz do Capibaribe será o candidato Edson Vieira. Acreditam na vitória de Zé Augusto 39% do eleitorado, e 17% não souberam responder ou não opinaram.

No levantamento espontâneo, que é aquele em que o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos para os entrevistados, os números reduzem muito pouco, Edson Vieirafoi citado por 51% dos eleitores, e Zé Augusto registrou 40%. Neste cenário, Cleiton Barboza não foi lembrado. Dois por cento dos eleitores revelaram que votarão em branco ou nulo e 7% não souberam responder a pergunta ou não opinaram.

José Augusto é o mais rejeitado


Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, os cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe colocaram no topo do ranking o postulante do PTB, Zé Augusto, que registrou um índice de 48%. Em segundo lugar, aparece Edson Vieira, obtendo um percentual de 32% de rejeição. O postulante do PV, Cleiton Barboza, é o menos rejeitado, já que pontuou com apenas 5%. Ainda de acordo com a consulta, 10% dos entrevistados revelaram não rejeitar nenhum dos nomes postos e 7% não souberam ou não opinaram sobre o tema.

Reprovação à gestão de Toinho do Pará é de 62%


A explicação para o fato de o atual prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Siqueira (PTB), o Toinho do Pará, não ser candidato à reeleição talvez esteja na sua má avaliação no município.

De acordo com a pesquisa do Instituto Exatta, o petebista recebeu 62% de reprovação do eleitorado da cidade do Agreste, e apenas 35% dos que responderam ao levantamento afirmaram gostar da administração. Ainda segundo a consulta, 3% não souberam responder ou não opinaram.

A maior reprovação do petebista está entre as mulheres, já que 65% delas declararam não gostar da gestão do atual prefeito. Entre os homens, Toinho registrou um índice de 59% de desaprovação. Com relação à faixa etária dos entrevistados, a pior colocação do prefeito foi no grupo dos mais velhos, ou seja, aqueles com mais de 60 anos, onde figurou com um percentual de 71%. No que se refere à escolaridade dos eleitores, a maior reprovação à gestão foi registrada em dois grupos: o daqueles com o 1º grau e o dos que têm Ensino Superior, em ambos o índice foi de 65%.

A pesquisa do Exatta também procurou saber a opinião dos eleitores de Santa Cruz do Capibaribe com relação à administração do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), cujo partido integra a coligação que apoia a candidatura do prefeiturável Edson Vieira (PSDB). O resultado da consulta mostrou que a gestão do socialista é aprovada por 77% dos eleitores, contra 20% que não gostam do desempenho do governador. Ainda de acordo com o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam responder a pergunta ao não opinaram.

Presidente Dilma tem aprovação de 87%


A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), também foi avaliada pelos eleitores de Santa Cruz do Capibaribe e obteve, inclusive, melhores índices do que o governador Eduardo Campos. A petista teve sua gestão à frente do Governo Federal aprovada por 87% dos entrevistados no município e apenas 9% afirmaram reprovar. Ainda de acordo com o levantamento, 4% dos consultados não souberam responder ou não opinaram sobre o tema

Fonte: Jornal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário