quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Na hora de votar, eleitor não pode entrar na cabine com celular


Smartphones, câmeras e outros aparelhos são proibidos nas cabines.
Medida visa preservar o sigilo do voto do eleitor, lembra juiz.

Do G1 PE
2 comentários
 Atualmente, as pessoas parecem estar conectadas o tempo todo, seja através dos tablets, notebooks ou até mesmo smartphones. Porém, na hora de votar, o eleitor deve estar atento ao que pode ou não na hora de entrar na cabine. O juiz da Propaganda Eleitoral do Recife, Gabriel Cavalcanti, deu as orientações para os eleitores em entrevista ao Bom DiaPernambuco desta quinta-feira (4).
Ao ficar na fila, não é problema estar com celulares, tablets, smartphones, ou outros produtos tecnológicos, mas na hora de entrar na sala e chegar na cabine para votar, é preciso deixá-los de lado, orienta o magistrado. "O voto é secreto e uma conquista da sociedade brasileira que deve ser preservada. Então, é importante que se ressalte que não pode entrar na cabine com smartphones e outras tecnologias que podem servir para identificar o voto do eleitor", explica Cavalcanti.
Uma portaria publicada nesta quinta-feira (4) proíbe o consumo de bebidas alcóolicas no domingo (7), avisa o juiz. "O secretário de Defesa Social publicou portaria para que não seja vendida bebida alcóolica no dia da eleição. O objetivo disso, senhores, é evitar os excessos. Os ânimos ficam mais alterados sob o efeito de bebidas, um eleitor pode gerar tumulto se chegar nessas condições, por isso a proibição. Queremos que o eleitor se dirija a sua cabine de maneira tranqüila, ordeira", afirma o magistrado.
Cavalcanti ressalta também que a polícia vai estar presente e atenta para coibir condutas como boca de urna, abuso de poder econômico, propaganda, entre outros abusos. "A propaganda é proibida desde as 22h do sábado (6). O eleitor pode externar sua opinião através de um broche, de uma camisa na cor do candidato, mas a propaganda é proibida e teremos policiamento para coibir os excessos", avisa o juiz.
Termina nesta quinta-feira (4) a propaganda no rádio e na televisão, e o prazo para realização de comícios e uso de carros de som. Até o sábado (6), ainda são livres caminhadas, carreatas, panfletagem e propaganda em cavaletes nas ruas das cidades. A partir das 22h, todo o material precisa ser recolhido.
Qualquer dúvida, o eleitor pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, através do telefone (81) 400-99-400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário